Nos últimos anos, tem-se ouvido sobre o “Design Biofílico”, muito utilizado em ambientes corporativos e difundido para os ambientes residenciais. Originário do grego, o termo “biofílico” remete ao “amor à vida” e é aplicado no design ao compor ambientes acolhedores através da integração com a natureza.
Estudos comprovam que essa integração traz benefícios psicológicos e impulsiona a produtividade de quem vivencia estes espaços. Algumas maneiras de incorporar espécies vegetais nos ambientes são:
a) Vasos: crie composições de vasos de piso ou de mesa com plantas em alturas variadas;
b) Plantas pendentes: em espaços mais limitados, opte por vasos suspensos por macramês ou correntes, ou vasos de parede, com espécies pendentes;
c) Arranjos florais: ideais para trazer um toque de cor ao ambiente, além de agregar delicadeza; podem ser utilizados como centro de mesas, em vasos únicos ou como parte de uma composição;
É sempre importante levar em consideração a incidência solar e ventilação do local desejado e escolher as melhores espécies para adaptar-se a ele. Suculentas e cactos são boas opções para mesas de trabalho, por exemplo, e podem ficar expostos em cachepots decorativos.
A aquicultura é uma técnica de cultivo de plantas com a raiz diretamente na água, válida para espécies específicas. Neste caso, composições com vasos e recipientes em vidro são ótimas sugestões para deixar as raízes expostas.
Imagens: Projetos Autorais
Entre em contato