A iluminação é parte fundamental em como percebemos e como nos sentimos nos ambientes. Além de iluminar, podemos utilizar as luminárias de forma intencional, para destacar ou decorar.
1) Iluminação Geral – Central
É o tipo de iluminação principal do ambiente e por isso, deve ser pensada e dimensionada de acordo com a função e tamanho do espaço. Para ambientes residenciais, recomenda-se o uso de lâmpadas com luz neutra, para deixar uma sensação mais aconchegante. Em ambientes corporativos como escritórios e consultórios, o ideal é o uso de lâmpadas com luz fria.
São diversos os tipos e modelos de luminárias disponíveis no mercado. Para iluminação central e geral, os mais indicados são: plafons e placas de LED – tanto de embutir, para locais com forro, quanto de sobrepor.
2) Iluminação Direcional e Focal
Spots e trilhos eletrificados são os principais modelos indicados para a iluminação direcional e focal. São luminárias menores, direcionáveis e com potência mais baixa, que criam interessantes focos em paredes de destaque, objetos decorativos e quadros.
3) Iluminação Decorativa
a) Pendentes
Muito utilizados como iluminação complementar e decorativa, os pendentes são geralmente posicionados ao centro de mesas de jantar, de centro ou de cabeceira. Também são opções para decorar ambientes menores, como lavabos, por exemplo. Recomenda-se escolher um modelo que siga o estilo de decoração desejado e o uso de lâmpadas com luz quente.
b) Arandelas
Luminárias de parede que podem ser usadas como iluminação complementar e decorativa em quartos, acima das mesas de cabeceira; em banheiros e para destacar quadros, mas também pode ser usada como iluminação principal em ambientes menores, como lavabos e corredores, e em áreas externas como fachadas e muros.
c) Luminárias de mesa, abajures e luminárias de piso
Criam uma iluminação difusa e suave, interessante para complementar a iluminação em ambientes como salas e quartos. Dependendo do modelo escolhido, a luminária se torna um ponto focal e decorativo do espaço.
d) Perfis de LED
Muito utilizados nos projetos contemporâneos, os perfis de LED funcionam como iluminação geral mas também podem ser uma iluminação complementar para armários, nichos e prateleiras, criando diferentes efeitos de luz. Podem ser instalados nos forros e nas paredes, criando os mais variados desenhos.
Imagens: Projetos Autorais
Entre em contato