Logo-Vintage_branco_arquitetura-vinhedo

Como Criar um Lavabo Ousado e Sofisticado

Lavabos são ambientes que merecem toda atenção na hora de decorar. Apesar de pequenos, são parte importante da área social da casa e geralmente um dos primeiros ambientes próximo à entrada. É um espaço que permite ousadia e criatividade na medida certa para manter o equilíbrio e a harmonia da composição.

Criar um ponto focal neste ambiente é uma solução recorrente e pode ser feita das seguintes formas:

Para destacar a área da bancada, utilize peças em pedra com design mais robusto e em padrões diferenciados (como os mármores coloridos, por exemplo) e com cubas esculpidas na própria pedra (posicionar a torneira na lateral da cuba, em vez de atrás dela, cria uma composição mais moderna).


Uma outra sugestão é aproveitar peças em madeira, como troncos, por exemplo, ou até móveis restaurados e utilizá-los como bancadas (os lavabos são marcados pela ausência de chuveiros, por isso não há umidade que possa danificar a madeira) – cubas de apoio em cores neutras são ótimas para esta solução. Em ambos os casos, as paredes se mantém neutras, com cores mais claras ou até com papel de parede de padronagem simples aplicado em uma delas.

Agora, para destacar as paredes, escolha uma ou até duas para aplicar uma pintura em cor diferente e marcante ou um papel de parede colorido e estampado; instalar revestimentos diferenciados, como estampados, coloridos e geométricos ou pedras naturais. Assim, as bancadas e louças se mantém neutras.

Por fim, para destacar as louças, a melhor opção é apostar nas cubas de apoio, que têm e variados modelos e cores, compondo perfeitamente com bancadas em cores neutras e design mais simples. Alguns fabricantes têm cubas e bacias sanitárias nos mesmos tons e isso pode deixar o ambiente mais moderno, mas lembre-se que a bacia sanitária preta somente é recomendada em lavabos, por conta do uso menos frequente.

Em qualquer das situações acima, os metais são de extrema importância – as variadas cores de acabamento e os designs diferenciados permitem inúmeras combinações e efeitos estéticos. A sugestão é resgatar tons presentes nos outros elementos do lavabo e criar uma composição harmônica.

A iluminação conta muito em ambientes pequenos – nos lavabos aposte em pendentes na área da bancada ou em rasgos de luz no teto e nas paredes. Utilizar espelhos maiores transmite a sensação de amplitude e estes podem ser retangulares, redondos ou até em formato orgânico.

Para completar a decoração, quadros e plantas são bons elementos, mas atente-se no tamanho e no tema da arte em relação ao ambiente, para manter a proporção e o equilíbrio. Quanto às plantas, criar uma parede de destaque com um jardim vertical ou colocar alguns vasos pendentes são soluções interessantes, mas lembre-se de optar por plantas preservadas, devido à restrição de luz e ventilação.

Imagens: Projetos Autorais

Entre em contato...