Logo-Vintage_branco_arquitetura-vinhedo

Pisos e Revestimentos: como escolher os ideais para seu projeto

A escolha dos acabamentos é uma das principais etapas do projeto e diante da enorme variedade de opções existentes hoje em dia, essa escolha pode ficar ainda mais difícil. Por isso, é importante entender, dentre as opções, qual a melhor em relação ao estilo escolhido e principalmente, para a funcionalidade do projeto.

1.Cimento Queimado

Utilizado comumente em projetos que seguem o estilo industrial e rústico, é um piso monolítico, feito por uma mão de obra especializada, que consiste num contrapiso de concreto que recebe a finalização da queima, dando o efeito desejado. Por ser um material poroso, recomenda-se a aplicação de resina (brilhante ou fosca). O frequente tráfego e a limpeza dos ambientes faz com que esta camada de proteção se desgaste ao longo do tempo, o que implica a necessidade periódica de manutenção.

2. Porcelanatos

São o material mais usado como pisos e revestimentos por sua versatilidade e sua grande variedade de acabamentos, padrões, texturas, formatos e tamanhos, que permitem a instalação em todos os ambientes e combina com todos os estilos.

Diferentemente dos pisos cerâmicos, a base dos porcelanatos é impermeável, ou seja, não absorve água. Com relação aos acabamentos, recomenda-se que em áreas molhadas, como banheiros e lavanderias, sejam instalados porcelanatos acetinados; já em áreas externas, o recomendado é a instalação de porcelanatos antiderrapantes.

Os formatos e tamanhos são variados e é importante se atentar às recomendações de cada fornecedor com relação às superfícies permitidas para instalação (piso e parede) de acordo com cada produto. Visualmente, os porcelanatos podem remeter a madeira, pedra, cimento e mármore, apresentar cores sólidas e padrões geométricos e estampados!

3. Cerâmicas e Pastilhas

As peças cerâmicas mais utilizadas atualmente são os ladrilhos hidráulicos, geralmente produzidos de forma artesanal e com padronagens e cores únicas, que remetem ao estilo retrô. Este material pode ser aplicado em qualquer ambiente, seja interno ou externo.

As pastilhas podem ser cerâmicas, de vidro ou de porcelana, têm formatos geométricos (hexagonal, quadrado, retangular) nos mais variados tons e comumente têm tamanhos reduzidos, entre dois a cinco centímetros. Podem ser instaladas em qualquer ambiente e sua aplicação mais comum é em piscinas e spas.

4. Pedras

Mármores, granitos e pedras naturais podem ser utilizadas como pisos e revestimentos, sejam cortadas em peças uniformes ou em formatos naturais, como os cacos, por exemplo. Podem ser instaladas em qualquer ambiente, interno ou externo, mas quando instaladas nos pisos, vale ressaltar que, em áreas molhadas, o ideal é que as peças uniformes tenham acabamento escovado; no geral, quando utilizadas pedras naturais, deve-se ter o cuidado para que a irregularidade, textura e relevo das peças não atrapalhem o conforto dos pés.

5. Vinílico

Assim como o porcelanato, os pisos vinílicos têm grande variedade de padrões e formatos, sendo de fácil limpeza. Ainda que o produto tenha resistência à água, sua cola de aplicação não tem, o que pode ocasionar a soltura das peças; por isso, não é recomendada a instalação em áreas molhadas. É um material que não exige manutenção, tem boa acústica, ou seja, ao pisar não produz ruído, ao contrário dos pisos laminados e réguas de madeira e pode ser instalado tanto no piso quanto em paredes.

6. Tacos de Madeira

É um tipo de piso muito comum nos imóveis mais antigos, mas nem por isso, representa algo velho. Pelo contrário, os tacos de madeira proporcionam um charme únicos para os ambientes de personalidade. Apresentam diferentes tamanhos, sempre em peças retangulares, que podem ser arranjadas em diferentes paginações, como as amarrações tradicionais, as “damas” e as “escamas e espinhas de peixe”. Para maior durabilidade e preservação do piso, é recomendado a aplicação de resina (brilhante ou fosca), por isso, exige manutenção periódica.

Não pode ser instalado em áreas molhadas, pois as réguas estufam em contato com água.

 

Imagens: Projetos Autorais

Entre em contato...